Como eu descobri que ele ainda estava lá

Muitas pessoas, assim como eu, que migraram do antigo Windows 7 para o Windows 10 sentiram falta de um programa essencial, o Visualizador de fotos do Windows. Como podíamos imaginar que a falta de um programa tão simples, rápido e prático poderia deixar tanta saudade, não é mesmo? Mas para nossa felicidade ele ainda está na versão do Windows 10, porém ESCONDIDO! Descobri isso meio que por acaso, quando editava a foto de um cliente no formato .tif e ao executá-lo, ele abriu o bendito Visualizador de fotos no Windows 10. Percebi então que ele ainda estava lá! 

O registro do Visualizador de fotos

Varri a internet atrás de tutoriais para resgatá-lo, mas encontrei muitas coisas complicadas como por exemplo: executar o REGEDIT e alterar linhas de arquivos de registro do Windows. Em outros tutoriais você copiava uma série de códigos no bloco de notas e salvava com extensão específica para executar. Para todos estes processos, o conceito é o mesmo: alterar o registro de um arquivo DLL, chamado photoviewer.dll.

Descubra agora a forma mais SIMPLES de fazer isso!

Neste tutorial você vai fazer esse processo de registro da forma mais simples possível. Eu já vou deixar este arquivo prontinho para baixar, extrair e executar.

Veja o Passo a Passo

1º Passo: Faça o download do arquivo abaixo para alterar os registros do photoviewer.dll para que ele fique novamente disponível para escolha.

2º Passo: Depois de baixa-lo, clique com o direito do mouse em cima do arquivo Visuallizador.zip e em seguida em Extrair aqui:

Visualizador de fotos do Windows - Extrair aqui

3º Passo: Vai extrair um arquivo chamado Visualizador.reg. Dê dois cliques nele para executá-lo. Vai aparecer uma mensagem. Basta clicar em sim:

Visualizador de fotos do Windows - Editor do Registro

Visualizador de fotos do Windows - Editor do Registro

4º Passo: Clique com o botão direito sobre qualquer imagem no seu computador, vá até “Abrir com” e depois “Escolher outro aplicativo“:

Visualizador de fotos do Windows - Escolher outro aplicativo

5º Passo: Agora sim ele aparece aqui (só depois que efetuamos este registro). Se por acaso ele não aparecer na lista de Outras opções, vá até o final da lista e clique em Mais aplicativos ↓ . Então basta escolher o “Visualizador de Fotos do Windows” e marque a opção abaixo “Sempre usar este aplicativo para abrir arquivos...” e clique em OK:

Visualizador de fotos do Windows - Como deseja abrir este programa

PRONTO! Repita esse processo para arquivos de imagens que tenham outras extensões de formatos como JPEG, JPG, PNG, BMP, TIF. Vale lembrar e ele também funciona para arquivos RAW como .DNG e .CR2. Você só precisa fazer esse processo uma única vez para cada tipo de extensão diferente que assim, todas da mesma extensão também irão abrir no Visualizador de Fotos do Windows.

Só uma DICA Rápida!

Eu aconselho a manter os arquivos do formato GIF abrindo no Fotos, pois ele suporta GIFs animados (ou seja, dá para ver a animação deles) coisa que não da para ver no Visualizador de Fotos do Windows, pois as imagens neste formato ficam estáticas no 1º frame.

Visualizador de fotos do Windows - GIFss

Espero que tenham gostado da dica. Compartilhem esse conteúdo com aquele seu amigo que também reclama do novo visualizador do Windows 10! 😉

Forte abraço e até a próxima!

Iniciar chat